
Via: Click Petróleo e Gás
VOCÊ SABIA QUE JÁ EXISTEM TIJOLOS QUE SE AUTO-REPRODUZEM RETIRANDO CO2 DO AR?
Pois é…, o futuro está mais próximo do que imaginávamos. Quando iriamos acreditar que materiais da construção civil, iriam auto – reproduzirem?! O cientista Wil Srubar, junto com os engenheiros da biotecnologia, da Universidade do Colorado – EUA, criaram essa inovação em seus laboratórios, tijolos que se reproduzem.
Os tijolos são produzidos por bactérias que convertem areia, nutrientes, entre outros elementos em um biocimento (mistura de concreto, bactérias e lactato de cálcio). Sendo assim, quando um dos tijolos é partido ao meio, em seis horas, dois serão formados. Eles podem reter células vivas, pois os cientistas conseguem controlar a sua temperatura, mantendo-os vivos. Durante a produção de tijolos tradicionais, eles acabam emitindo uma grande quantidade de CO2, e isso acaba contribuindo para o aquecimento global.
Também conhecido como materiais vivos projetados (ELM), esse processo promete “substituir” alguns materiais tradicionais no meio da construção civil, trazendo inovação e sustentabilidade para o nosso planeta.
E aí, gostou? Compartilhe nas redes!
Fonte: CPG Click Petróleo e Gas