Dia 08 de março foi comemorado o dia Internacional das Mulheres, e apesar da presença feminina ainda ser pequena no setor de obras, as mulheres estão crescendo na construção civil, desde engenheiras, arquitetas à pedreiras. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a participação feminina na construção civil cresceu 50% nos últimos anos. São mais de 200 mil mulheres ocupando escritórios de arquitetura/engenharia e canteiro de obras.
Em 2012 foi criado pelo governo federal o programa: Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil, tendo como propósito formar mulheres de baixa renda para inserção nesse mercado de trabalho. Além de outras parcerias que firmaram com o governo federal e as prefeituras dos municípios para a capacitação de mulheres na construção civil.
Recentemente em Poro Alegre, um projeto capacita mulheres para atuar na preservação do patrimônio histórico na capital. Mulheres com mais de 30 anos que querem trabalhar na área.
“A ONG gaúcha Mulher em Construção e o Estúdio Sarasá, de São Paulo, promovem um encontro para identificar interessadas em receber capacitação para restaurar prédios tombados no Centro da Capital.” – Via Prefeitura de Porto Alegre.