O isolamento social fez com que muitas pessoas repensarem sobre o estilo de trabalho, e optarem por um outro formato, montando um escritório em casa (home office), tirando antigos projetos do papel e reformando seus ambientes, tanto em casa quanto o ambiente profissional.
Um estudo feito nos anos de 2020 e 2021 pela Archademy (Startup brasileira que oferece soluções para arquitetos), constatou que houve uma alta na demanda do setor de arquitetura durante a pandemia, apontando que entre os 900 profissionais entrevistados para a pesquisa, 80% afirmam que a pandemia aumentou a demanda de trabalho.
Para o ano de 2022 a tendência indica que o mercado irá se comportar da mesma maneira, já que desde 2020 a procura por arquitetos vêm aumentando. Concluímos que foram mudanças temporárias que acabaram se tornando definitivas, visto que mesmo com a vacinação e o retorno de muitas atividade, se vê uma grande vantagem em manter esse estilo de trabalho, home office.
Ainda de acordo com a pesquisa, os arquitetos relatam que as pessoas estão cada vez mais solicitando alterar seus ambientes, e procurando mais ter nestes um maior contato com a natureza. Da mesma forma, a pesquisa indicou que 81% dos profissionais entrevistados afirmam que os seus clientes estão sabendo aproveitar bem os espaços.
Como montar seu escritório em casa?
Primeiro de tudo, procure conversar com um profissional da área para auxiliá-lo no processo, porquê por mais que pareça simples, é sempre uma obra, com suas riquezas de detalhes e imprevistos.
Procure o lugar ideal. É essencial levar em conta o local da casa para montar um escritório. Pode ser um quarto de hospedes, ou um local mal aproveitado da casa… O importante é deixá-lo do seu jeito.