Como muitos sabem a construção civil ainda é um impasse na questão do meio ambiente. A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) estima que os desperdícios de resíduos de construção civil são responsáveis por 60% do lixo sólido urbano. Pensando nisso, as obras/reformas com módulos pré-fabricados, é uma solução sustentável, já que auxilia a evitar desperdícios de materiais.
Existem inúmeras vantagens de optar por estruturas pré-fabricadas, como agilidade na execução, menor custo em longo prazo, execução flexível, gestão otimizada. A MOD House foi montada no litoral de Santa Catarina, em 2020, e é vendida em kit pela Terra Sol (empresa que produz módulos estruturais de madeira maciça e painéis colados de pinus de reflorestamento).
O arquiteto Victor Paixão, do escritório Pax Arquitetura, desenvolveu sistemas de fabricação digital e fundou a empresa Zero Máquina. O arquiteto conta que se especializou no assunto e estudou técnicas na internet. “Tudo é dimensionado no galpão. Temos três máquinas de corte e potencial para produzir 30 casas por ano a R$ 6 mil o m².” disse Victor.
A diversidade de materiais e sistemas que auxiliam neste processo é grande: Woodframe, steelframe, placa cimentícia, drywall, isopor, brises.