Em 1982, a cidade de Campo Grande/MS ganhou o primeiro projeto arquitetônico com brises no prédio onde era a antiga Secretária da Fazenda, projeto que foi desenvolvido pelo arquiteto aposentado Elvio Garabini.

O local onde é situado o prédio, possuía muita incidência solar, então uma das alternativas da época foi implementar o projeto dos brises para diminuir essa incidência antes de atingir as paredes externas do prédio e consequentemente reduzindo o calor no ambiente interno. O que para a década de 80 era algo moderno e até diferente, levando em conta que a utilização dos brises não eram muito comuns no país, tanto quanto hoje.
O arquiteto afirma que essa alternativa faz parte da “arquitetura moderna”, algo muito discutido nas universidades do Brasil.

“Com o brise é possível ver a duração e funcionalidade, bem diferente dos toldos. E a presença dos brises é algo muito forte aqui na região centro-oeste. E tudo que foi construído, naquela época, tinha todo um conceito, desde a compra do tijolo até o emprego para milhares de pessoas”, argumentou Garabini.

secretaria_da_fazenda

Prédio foi construído na década de 80, em Campo Grande. Via: MidiaMax.

COMPARTILHE: