2020 foi um ano desafiador. O ano de 2021 chegou, e com ele novas possibilidades e propostas para ser um ano repleto de renovações. Por isso, é sempre importante analisar e estar por dentro das novidades na área da construção civil.
As tendências apontam para tecnologia e inovação, e investir nelas será um diferencial para o mercado, gerando muitas oportunidades.
Conheça as principais tendências para 2021:
1 – Modelagem BIM:
O Building Information Modeling (BIM), é a simulação virtual em 3D da construção, que auxilia na redução de custos e riscos dos projetos, gerando menos problemas e maior retorno de investimento.
O uso do BIM já vem sendo utilizado nos últimos anos em algumas construtoras, e agora em 2021 a tendência é aumentar.
2 – Construção modular e pré – moldados:
Já falamos sobre os benefícios desse modelo de construção http://unipoa.com.br/novidades/steel-frame-ou-light-steel-framing/.
Mas é sempre bom retomar… Essa tecnologia voltou com tudo e tem muito destaque por sua facilidade e qualidade no mercado, sem contar que é uma ótima opção de economia tempo e custos.
3 – Sustentabilidade:
A sustentabilidade está sempre em evidência, tanto na questão ambiental quanto financeira e social. Tem como objetivo central a redução de impactos ambientais, preservando os recursos naturais. Diante disso, é importante ter parcerias com empresas que prezam por este recurso.
4 – A tecnologia e a realidade aumentada:
A realidade aumentada também já está sendo usada em diversos setores, e com a área da construção civil não seria diferente. Apresentar um projeto com essa modalidade é a melhor ferramenta para fechar um negócio. Algumas construtoras e alguns arquitetos já utilizam essa ferramenta para auxiliar na construção, identificando danos e melhorando os projetos. E em 2021 continuará sendo uma grande aposta para eles.
5 – Máquinas e impressões 3D:
Mesmo já existindo diversas tecnologias que auxiliam nesses processos, sempre é bom inovar. Este método em 3D já é utilizado para impressões de peças de concreto, e pode até mesmo imprimir uma casa em 3D, em menos de 24 horas. No entanto, a novidade é inserir máquinas pavimentadoras de concreto neste processo.
A robótica também está inserida neste contexto, substituindo a força manual, economizando tempo e garantindo qualidade.
E aí, gostou? Compartilhe nas redes!